top of page

NOVEMBRO AZUL: ACEITA O DESAFIO?

Cuidar da saúde também é coisa de homem.


O Instituto Lado a Lado pela Vida realiza, pelo quarto ano consecutivo, a campanha Novembro Azul em todo Brasil. A campanha, idealizada pela instituição, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.


Em 2015, várias ações acontecerão em todo o Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul. Uma sessão solene será realizada no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a data e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada.



SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA


A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada nas células da próstata. A glândula assemelha-se ao tamanho de uma castanha, pesando cerca de 20 gramas que envolve a uretra masculina logo abaixo da bexiga urinária e apresenta uma consistência firme e homogênea ao toque. É responsável pela produção de 70% do sêmen e quando diagnosticado o câncer, a glândula fica enrijecida e os tumores começam a surgir.


SINTOMAS

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por esse motivo, muitos homens não apresentam – ou não percebem - nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, também chamado de HPB.


Quando alguns sinais começam a surgir, cerca de 95% dos tumores já estão em estado avançado, dificultando a cura. Nesta fase muito avançada, os principais sintomas podem ser dor óssea, problemas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.


Por isso, homens com mais de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem ficar atentos aos sintomas e procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.


Veja os principais sintomas que alertam para uma ida ao médico:


· A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.

· Dificuldade de iniciar a passagem da urina.

· Dificuldade de interromper o ato de urinar.

· Urinar em gotas ou jatos sucessivos.

· Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.

· Necessidade premente de urinar imediatamente.

· Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).

· Problemas em conseguir ou manter a ereção.

· Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).

· Dor durante a passagem da urina.

· Dor quando ejacula.

· Dor nos testículos.

· Dor lombar, na bacia ou nos joelhos.

· Sangramento pela uretra.


DIAGNÓSTICO

Qualquer dos sintomas mencionados ou participação na faixa etária de risco deve ser motivo para procurar um urologista, para que ele indique os exames básicos de prevenção.


Nesta hora, é preciso sair da defensiva, deixar de lado o medo e o preconceito ignorante e saber que os exames são preventivos normais, como qualquer outro e em nada afetam a masculinidade do homem. Embora o câncer não possa ser prevenido, há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente.


De modo geral, não existe um caso igual a outro: a idade do paciente, o estado geral em que se encontra, a extensão da positividade na biópsia, o tipo de diferenciação das células (se elas se parecem com a glândula original ou não), são algumas das variáveis para análise da gravidade de caso.


Encontre no Portal da Urologia um especialista mais próximo de você.

TRATAMENTO


Os tratamentos do câncer de próstata devem ser individualizados e únicos de acordo com as necessidades de cada paciente, levando-se em conta a idade, o estadiamento do tumor, o grau histológico, o tamanho da próstata, as comorbidades (existência de duas ou mais patologistas em um mesmo paciente), a expectativa de vida, os anseios do paciente e os recursos técnicos disponíveis.


Existem também outras opções mais raras para o tratamento do câncer de próstata:


Bisfosfonatos: é um grupo de drogas que pode ser usado por homens portadores de câncer de próstata que se tenha espalhado pelos ossos. Não tratam o câncer, mas auxiliam na redução dos sintomas.


Crioterapia: congelamento da próstata. Esse tipo de tratamento ainda está em fase experimental.


Quimioterapia: é realizada à base de drogas específicas que destroem as células do câncer. Esse tipo de tratamento pode ser usado em casos em que o câncer de próstata já se espalhou para além dos limites da glândula e não está mais respondendo à terapia hormonal. Homens em estágios iniciais da doença também podem ser submetidos a este tipo de tratamento.


Ultrassom Concentrado de Alto Intensidade: ondas de ultrassom de alta frequência são utilizadas para aquecer e destruir células cancerosas. Este tipo de tratamento ainda está em fase experimental. Se estiver no estágio localmente avançado ou avançado, pode ser oferecida a alternativa de terapia hormonal, sozinha ou em combinação com outras alternativas de tratamento.



RESULTADOS DA DOENÇA


Infelizmente, cerca de 47% dos homens com o câncer em estado avançado desconhecem ou não dão importância para os sinais da doença. De acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão são afetados pelo câncer de próstata, provocando 307 mil mortes no mundo anualmente.



DEPOIMENTOS


O aposentado Luberval Pires, 64 anos, passou de cabeça erguida por um câncer de próstata há quatro anos. Esmoreceu no começo, mas buscou informações, conheceu o problema e hoje reconhece que as chances de cura são altas e dá dicas de como viver bem durante e depois do tratamento. Confira:


#1 Não encare a palavra câncer como uma sentença de morte. O segredo é não encucar e cultivar pensamentos positivos para obter sucesso no tratamento.

#2 Acreditar que existe tratamento e que a cura é possível é o primeiro passo para enfrentar a notícia de uma doença como esta.

#3 É importante estar aberto para fazer os exames necessários porque quanto mais cedo for diagnosticada o câncer, mais chance de cura há

#4 Manter visitas periódicas ao médico durante e após o tratamento são importantes para manter a situação sob controle

#5 Pesquisar na internet, em sites sérios, sobre o assunto também ajuda bastante.


Veja outros depoimentos:



"Vem o medo, medo da cirurgia, se vamos conseguir sobreviver à situação. Vem a depressão."

Vitorio Casoni, 74.

"Não tenho medo do câncer de próstata, e estou tentando vencê-lo há 12 anos."

Roberto Pígola, 61.


Não deixe de se cuidar por vergonha ou relapso. Se você perceber qualquer sintoma suspeito ou mesmo se não estiver sentindo nada, mas está na fase de realizar os exames preventivos, procure um especialista e dê à sua saúde o que ela realmente merece: cuidado.



#TodosJuntos contra o Câncer!

Até a próxima!

(Fotos: Reprodução site Ser Homem/Vídeos: Reprodução Youtube)


conheca
a audithorium:

 

Fique a vontade. Entre sem bater. Conheça um pouco da nossa história!

 

Nascemos de um sonho há 24 anos. 

 

Fundada inicialmente para atender um público específico na cidade de Londrina - no Paraná, crescemos e evoluimos para uma rede de varejo, que atualmente conta com 10 pontos de venda espalhados pelo noroeste do estado. 

 

Especializada no segmento masculino (Adulto e Infantil) a marca está em constante desenvolvimento e em busca de inovação, trazendo sempre as últimas tendências internacionais para o mercado regional e aprimorando seu relacionamento com seus colaboradores e clientes. 

 

Versátil, conectada, jovem, criativa e dinâmica, a Audithorium traduz o estilo de homens e meninos que buscam na moda a oportunidade de se auto conhecer e curtir intensamente todos os momentos. 

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
CONHEÇA A AUDITHORIUM
 

Fique a vontade. Entre sem bater. Conheça um pouco da nossa história!

 

Nascemos de um sonho há 24 anos. 

 

Fundada inicialmente para atender um público específico na cidade de Londrina - no Paraná, crescemos e evoluimos para uma rede de varejo, que atualmente conta com 10 pontos de venda espalhados pelo noroeste do estado. 

 

Especializada no segmento masculino (Adulto e Infantil) a marca está em constante desenvolvimento e em busca de inovação, trazendo sempre as últimas tendências internacionais para o mercado regional e aprimorando seu relacionamento com seus colaboradores e clientes. 

 

Versátil, conectada, jovem, criativa e dinâmica, a Audithorium traduz o estilo de homens e meninos que buscam na moda a oportunidade de se auto conhecer e curtir intensamente todos os momentos. 

bottom of page