top of page

31 DE MAIO: DIA MUNDIAL DO COMBATE AO FUMO

Você sabe quanto tempo de vida uma pessoa perde fumando?

O Dia Mundial do Combate ao Fumo - ou Dia Mundial sem Tabaco - é comemorado anualmente em 31 de maio e foi criado em 1987 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o intuito de alertar sobre as doenças e perigos derivados do tabagismo.


A OMS, junto das Secretarias Estaduais e Municipais de cada estado, promove e articula uma conscientização em torno dessa epidemia global, que mata cerca de 6 milhões de pessoas todos os anos no mundo, sendo mais de 600 mil fumantes passivos.


Para este ano, o tema da campanha é a Padronização das Embalagens de Cigarro, que tem como objetivo central a redução da demanda por tabaco e seus derivados.


Tudo começou na Austrália, que se tornou a pioneira ao determinar a retirada de logotipos, símbolos, imagens da marca, especificando cores e fontes padrão, bem como mensagens promocionais nas embalagens. As advertências sanitárias, por exemplo, passaram a ocupar 75% da face frontal e 90% da face posterior das embalagens. Essa padronização revelou uma redução no apelo dos produtos do tabaco e no consumo de cigarros contrabandeados, bem como o encorajamento à cessação do fumo.


Modelo de embalagem padronizada adotada pela Austrália

Com o avanço na proibição da publicidade e propaganda do tabaco, a embalagem do cigarro hoje é o principal meio de comunicação para atingir seus potenciais consumidores, incluindo crianças e adolescentes. Por isso, as indústrias de cigarro investem fortemente nos aspectos visuais da embalagem no ponto de venda, tentando – e conseguindo – atrair o público através de edições limitadas, brindes, diferentes formatos e sabores, tudo para tornar o produto mais sedutor aos olhos.


O uso de tons mais claros na embalagem, como o branco e dourado, leva os consumidores a acreditar que tais cigarros possuem teor menor de alcatrão e nicotina, implicando, portanto, em menos riscos à saúde. O que na verdade, não tem fundamento algum! E ao final desta matéria você saberá quanto tempo de vida um fumante perde por cigarro fumado. É assustador!

 

OBJETIVOS DA CAMPANHA

• Destacar o papel da embalagem padronizada, como parte de uma abordagem abrangente e multissetorial para o controle do tabaco;


• Facilitar o desenvolvimento de políticas para adoção de embalagens padronizadas pelos governos, fornecendo dados informativos, convincentes e persuasivos;


• Incentivar os países a reforçarem restrições sobre embalagem e rotulagem, publicidade, promoção e patrocínio, incluindo a implementação de embalagens padronizadas;


• Apoiar os governos e a sociedade civil contra a interferência da indústria do tabaco nos processos políticos que levam à adoção de leis de embalagem padronizada.

 

A EMBALAGEM


Ter embalagens padronizadas significa que todas as embalagens de cigarro e outros produtos de tabaco passam a ser iguais, seguindo um padrão definido pelo governo, que determina forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, mantendo-se apenas o nome da marca. A embalagem padronizada é livre de logotipos, design e textos promocionais. São mantidas as advertências sanitárias sobre os malefícios do tabagismo, exigidas pelo Ministério da Saúde, e o selo da Receita Federal.


As medidas adotadas pela Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CQCT) têm princípios norteadores (artigo 4º) que reforçam o direito das pessoas à informação sobre a gravidade dos riscos decorrentes do consumo de tabaco e o direito de acesso aos mecanismos de prevenção à iniciação ao tabagismo.

Entre as medidas centrais estabelecidas pela Convenção para a redução da demanda por tabaco, o artigo 11 enfatiza que as embalagens não devem promover produto de tabaco de forma falsa, equivocada ou enganosa, ou que induza ao erro.

 

A PADRONIZAÇÃO NO BRASIL

No Brasil, três projetos de lei tramitam no Congresso Nacional para instituir embalagens padronizadas de produtos de tabaco. O primeiro, o Projeto de Lei do Senado nº 103/2014, do senador Rodrigo Rollemberg, propõe que as embalagens e os maços de cigarros, cigarrilhas, charutos, fumo para cachimbo ou de qualquer outro derivado de tabaco não conterão dizeres, cores ou outros elementos gráficos além da marca do produto e da logomarca do fabricante, em letras de cor preta sobre fundo branco, e advertência sobre os malefícios do tabagismo, segundo frases estabelecidas pelo Ministério da Saúde, acompanhada de imagens ou figuras que ilustrem o sentido da mensagem.


O segundo, PLS nº 769/2015, do senador José Serra, veda a propaganda de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno e o uso de aditivos que confiram sabor e aroma a esses produtos, bem como estabelece padrão gráfico único das embalagens de produtos fumígenos. Também transforma em infração de trânsito o ato de fumar em veículos quando houver passageiros menores de 18 anos.


O terceiro, o Projeto de Lei 1744/ 2015, do deputado Darcísio Perondi, que dispõe sobre a embalagem de produtos fumígenos derivados ou não do tabaco comercializado no País.

 

QUANTO TEMPO DE VIDA VOCÊ PERDE POR CIGARRO FUMADO?

O cigarro, embora seja um tipo legalizado de droga, causa dependência por causa da nicotina, uma das substâncias mais viciantes do mundo. O que a maioria dos fumantes fazem é simplesmente ignorar a existência desse risco, intoxicando seus corpos com a fumaça que tragam todos os dias. Nem mesmo os meios de comunicação, os profissionais da saúde ou mesmo aqueles alertas horríveis, com imagens chocantes no verso das carteiras de cigarro convencem as pessoas que fumar mata.


Um resultado chocante de uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra provou de vez que fumar mata e aos poucos. Toda vez que um fumante termina um único cigarro, um maço inteiro ou um pacote fechado, ele perde uma quantidade considerável de tempo de vida.

Conforme o estudo, o cálculo correto é que as pessoas percam, em média, 11 minutos de vida por cigarro fumado, 3h40 por maço, e até uma dia e meio por pacote. Se a pessoa consumir mais de um maço diariamente então, a expectativa média de vida reduz aproximadamente 9 anos. Isso sem mencionar os problemas que o cigarro traz e todo mundo já conhece, como doenças pulmonares, cardiovasculares, câncer de vários tipos e assim por diante. Dá para acreditar??

 

E aí, é tudo muito chocante, não? Pois é!

Precisamos estar convencidos de que o tabaco é um mal real e que está impregnado em nosso meio e quem é vítima desse vício tem muita dificuldade em aceitar os fatos e mais ainda, parar de fumar.


Pensando nisso, o Hospital Universitário da USP promove reuniões para auxiliar quem quer mudar de vida e abandonar o cigarro de uma vez. Se você é fumante ou conhece alguém que precisa de ajuda, vale a pena consultar o programa e se informar a respeito. Acesse http://www.tabagismo.hu.usp.br/ajuda-para-parar-de-fumar.html.

#foconasaúde e até a próxima campanha!

(Fonte: http://www.inca.gov.br/wcm/dmst/2016/dia-mundial-sem-tabaco.asp / Fotos: Divulgação)


conheca
a audithorium:

 

Fique a vontade. Entre sem bater. Conheça um pouco da nossa história!

 

Nascemos de um sonho há 24 anos. 

 

Fundada inicialmente para atender um público específico na cidade de Londrina - no Paraná, crescemos e evoluimos para uma rede de varejo, que atualmente conta com 10 pontos de venda espalhados pelo noroeste do estado. 

 

Especializada no segmento masculino (Adulto e Infantil) a marca está em constante desenvolvimento e em busca de inovação, trazendo sempre as últimas tendências internacionais para o mercado regional e aprimorando seu relacionamento com seus colaboradores e clientes. 

 

Versátil, conectada, jovem, criativa e dinâmica, a Audithorium traduz o estilo de homens e meninos que buscam na moda a oportunidade de se auto conhecer e curtir intensamente todos os momentos. 

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
CONHEÇA A AUDITHORIUM
 

Fique a vontade. Entre sem bater. Conheça um pouco da nossa história!

 

Nascemos de um sonho há 24 anos. 

 

Fundada inicialmente para atender um público específico na cidade de Londrina - no Paraná, crescemos e evoluimos para uma rede de varejo, que atualmente conta com 10 pontos de venda espalhados pelo noroeste do estado. 

 

Especializada no segmento masculino (Adulto e Infantil) a marca está em constante desenvolvimento e em busca de inovação, trazendo sempre as últimas tendências internacionais para o mercado regional e aprimorando seu relacionamento com seus colaboradores e clientes. 

 

Versátil, conectada, jovem, criativa e dinâmica, a Audithorium traduz o estilo de homens e meninos que buscam na moda a oportunidade de se auto conhecer e curtir intensamente todos os momentos. 

bottom of page