top of page

FÉRIAS DE JULHO: FRIO OU CALOR?

Conheça 12 lugares para aproveitar o melhor de cada clima nessa época do ano

Está chegando JULHO, um mês alternativo de férias e quem consegue, sempre acaba dando uma escapadinha para viajar e espairecer.


Pensando nisso, listamos 12 lugares para você se inspirar e conhecer, seja para curtir o inverno aqui mesmo, no Brasil ou para aproveitar a estação em outros lugares do mundo.


Não curte frio?? Não esquenta! Selecionamos também lugares incríveis para você aproveitar o melhor do calor em pleno Julho!


Vamos conferir??

 


No Brasil


1- GUARAMIRANGA/CE


Calma, você não leu errado! Sim, Nordeste não vive apenas de calor e sol escaldante. Guaramiranga fica na região serrana do estado, a 865 metros acima do nível do mar e, em Julho pode fazer frio de até 12°C. Dá pra acreditar??


Para começar seu passeio pela cidade, visite a parte histórica que é uma das características do local. O ponto principal é a Pousada dos Capuchinhos, prédio construído por missionários vindos da Itália que chegaram em Guaramiranga na década de 1930. O antigo mosteiro mantém jardins e fontes bem cuidados e o tradicional canto gregoriano que anuncia as manhãs. O convento foi construído ao redor da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Igreja da Gruta).


Em Pacoti, cidade vizinha, acontece normalmente nessa época do ano o Festival de Café com Chocolate e Flores. A região é conhecida pelo cultivo de café desde a segunda metade do século XIX e Guaramiranga é até chamada de “cidade das flores”, por ter plantações de roseiras na região do Maciço de Baturité. Os atrativos naturais de Guaramiranga também entram na rota. Rios, riachos e cachoeiras fazem parte das atrações. E para ter vistas privilegiadas da serra, o Mirante da Linha da Serra é um dos locais ideais. Localizado a 11 km da sede da cidade, está em uma área com cerca de 950 metros de altitude e dando um pulinho no Pico Alto, o ponto mais alto do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude, você vai poder curtir um inesquecível pôr-do-sol!

 

2- CANELA/RS


A cidade vizinha de outra queridinha dos turistas, Gramado, guarda algumas das principais atrações da Serra Gaúcha e tem preços bem mais em conta. Uma visita à cidade pede parada no Parque do Caracol, que abriga o símbolo de Canela: a cascata do Caracol. Dentro de seus 25 hectares, é possível fazer diversas trilhas – todas sinalizadas. A estrutura ainda conta com restaurante, churrasqueiras e um elevador panorâmico que leva a uma plataforma de vidro a 27 metros do chão, com uma vista ampla de todo o parque.


A encantador Catedral de Pedra também está entre as principais atrações. Não é muito fácil perdê-la de visa já que a igreja tem 65 metros de altura e fica na principal avenida da cidade, a Osvaldo Aranha.


A natureza em Canela está sempre entre as atrações principais. Os Bondinhos Aéreos, no Parques da Serra, que levam a mirantes, trilhas e a uma vista especial da Cascata do Caracol é um exemplo. Ainda no meio da natureza, tem o Parque da Ferradura, com trilhas, mirantes e um cânion, e o Mirante Laje de Pedra, localizado em um condomínio, com uma bela vista do Vale dos Quilombos. E para quem gosta de esportes radicais, o Parque das Sequóias é uma ótima opção. No parque, característico pelas Sequóias e Ginkgo bilobas, é possível fazer mountain biking, descer cascatas utilizando equipamentos de montanhismo e até rafting.

 

3- MONTE VERDE/MG


No alto da Serra da Mantiqueira, a 480 km de Belo Horizonte e a pouco mais de 160 km da capital de São Paulo, está localizada a cidade de Monte Verde. Mineirinha, é comparada a Campos do Jordão pelas construções em estilo alpino, tem muitas paisagens bonitas de áreas de Mata Atlântica e cenários propícios à prática de atividades ao ar livre.


O melhor jeito de aproveitar Monte Verde é ficar no meio da natureza! Ver cachoeiras, explorar as trilhas pela mata, passear de quadriciclo, dar uma volta de jipe ou andar a cavalo. Uma das principais atrações da cidade é uma tirolesa, batizada de Mega Tirolesa, que desliza por quase 1 km atravessando o vale, passando sobre uma plantação de eucaliptos, a 70 metros de altura. Não existe perigo, a atividade pode ser feita até por crianças.


Se você não tiver medo de altura, também pode fazer um voo panorâmico pela cidade, a bordo de um monomotor. O aeroporto mais alto do Brasil fica em Monte Verde e, de lá, saem voos panorâmicos que fazem três roteiros diferentes: de 15 minutos, 25 minutos e de 1 hora – o mais longo vai até Campos do Jordão. Os passeios funcionam nos finais de semana e durante a temporada de inverno.


E você não pode ir embora sem provar uma iguaria da cidade, a famosa geleia da Tia Nata. A geleia é fabricada artesanalmente por um casal de moradores da cidade, Donatila e Arnis Luca, uns dos primeiros a habitar Monte Verde. As geleias são feitas com frutas colhidas do jardim deles e tem nos sabores amora, morango e kiwi. Hmmmmm!

 

No Exterior


4- COPENHAGEN - DINAMARCA


Os longos invernos de temperaturas negativas não diminuem a animação da capital da Dinamarca, considerada uma das melhores em relação à qualidade de vida. A agitada rotina noturna de Copenhagen levou a uma revisão do transporte público em 2009 fazendo com que o metrô funcionasse por 24 horas. Vale ficar de olho na previsão do período de neve mais intensa, caso esse não seja o objetivo. Algumas atrações podem estar fechadas, como o Parque Tivoli. Por outro lado, prepare-se para experimentar uma culinária rica e saborosa, principalmente para quem gosta de peixes e frutos do mar, aproveitando uma cidade moderna e boêmia, que se mistura a uma história viva por meio de magníficos prédios históricos e castelos.


Copenhague é perfeita para pedestres e ciclistas, a pé ou de bicicleta, é possível passear pelos seus bem cuidados parques, seus monumentos históricos e fazer compras em uma das principais ruas de comércio da Escandinávia. Um passeio de barco pelos canais é uma viagem no tempo, onde você pode admirar palácios, fortalezas e também prédios de arquitetura arrojada. Por toda a cidade você também vai encontrar mercados de comidas e restaurantes de culinária criativa.

 

5- LYON - FRANÇA


Lyon é uma cidade francesa, localizada na região dos Alpes e fica no meio do caminho entre Paris e a Provence. Muita gente encara apenas como uma parada no meio do caminho e acaba ficando poucas horas por ali, mas não fazem ideia do que estão perdendo.


Essa cidade da França atrai turistas que querem fugir do roteiro típico pela capital parisiense. Repleta de prédios históricos, é o segundo maior município francês em extensão. Lyon também é considerada a capital mundial da gastronomia com nomes como Paul Bocuse, que desde 1965 é destaque no guia mais importante e respeitado de hotéis e restaurantes do mundo – o Guia Michelin – alcançando a nota máxima de três estrelas. Se tiver com tempo ou ainda tiver outras prioridades pode planejar essa viagem para Dezembro, quando a cidade também é palco do festival de luzes chamado “Fête des Lumières”.


Lyon possui um extraordinário patrimônio arquitetural composto de vestígios do Império Romano, de edificações que datam da época em que se tornou uma grande cidade medieval, de um belíssimo bairro testemunha da época em que a cidade foi o centro financeiro do renascimento e a Lyon atual, cujo exemplo mais interessante é a região chamada Confluence.

 

6- MENDOZA - ARGENTINA


Poucos lugares do mundo têm tantas opções para tomar um bom vinho no inverno do que Mendoza. Com mais de 1200 vinícolas, caseira e industriais produzindo 10 milhões de hectolitros anuais, a região fixou-se como um destino ideal para quem gosta da bebida e também de neve.

A autointitulada Terra do Sol e do Bom Vinho também é conhecida pelo Cerro Aconcágua, a mais alta montanha do planeta fora da Ásia, cujos títulos como Sentinela de Pedra e Teto das Américas fazem jus aos seus imponentes 6.962 metros de altura. Conquistar seu cume é para poucos, mas apreciá-lo a partir do Parque Provincial Aconcágua, em terreno bem firme, já é suficiente para deslumbrar os visitantes.

 


No Brasil


7- FORTALEZA/CE


Uma das capitais mais bonitas do Brasil, Fortaleza conta com belas praias e diversas opções para o lazer. A cidade cearense é a escolha certa para essa época do ano, em que a família viaja junto. Os preços ficam em média 21% mais baratos do que em janeiro e chove pouco durante este período na região. Na Avenida Beira Mar, os turistas encontram quiosques, barracas, bares e restaurantes têm opções para todos os gostos. Por lá ainda dá para provar os mais variados tipos de sabores e frutas que não se encontram no Sul ou Sudeste do país.


Com sistema de bicicletas compartilhadas disponível na orla, é possível percorrer toda a Beira Mar pedalando na ciclofaixa da avenida. A cidade oferece a mistura na dose certa de cidade e natureza para aproveitar as férias em uma de suas quatro praias.


A Praia do Futuro tem melhor infraestrutura e é a preferida de turistas e locais. A praia do Meireles fica perto da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes e lojas. Já a praia do Mucuripe para onde locais e turistas vêm para caminhar, almoçar, jantar, comprar artesanato ou apenas apreciar o ambiente de beleza e tranquilidade. Praia de Iracema é a predileta dos poetas e intelectuais, ela tem recifes e areia grossa lá que fica um dos cartões postais de Fortaleza, a Ponte Metálica.

 

8- RIO QUENTE/GO


Para quem quer curtir uma viagem diferente, mas não abre mãos de estar na água, Rio Quente é uma ótima opção, pois a cidade é um paraíso para quem curte calor, mas não é muito chegado em praia. A cidade no interior de Goiás é conhecida pelas águas termais naturais, com temperatura média de 37,5 C° e cheia de propriedades terapêuticas.


As mínimas por lá ficam em torno de 21 C° e máximas de 31 C° e você pode aproveitar os três principais parques aquáticos: Hot Park, diRoma Acqua Park e o Termas Lagoa. O primeiro é um dos maiores parques aquáticos do Brasil e possui uma praia artificial, tobogãs e uma infinidade de atividades para agradar adultos e crianças de todas as idades. E como Rio Quente é uma cidade pequena, também vale a pena dar uma esticadinha na viagem e visitar a vizinha, Caldas Novas. Um paraíso!

 

9- BARREIRINHAS/MA


E se Rio Quente não te convenceu, voltemos ao roteiro tradicional da praia, mas com um paraíso encantador à parte. Já imaginou curtir as férias de julho desfrutando do calor em um deserto repleto de lagoas? Pois é. Em Barreirinhas, no Maranhão, fica o acesso mais famoso para os Lençóis Maranhenses. O Parque Nacional fica às margens do Rio Preguiças, de onde saem diversos dos passeios famosos e obrigatórios na região, como o da Lagoa Azul e o da Lagoa Bonita. A cidade também possui fácil acesso de São Luís e oferece uma boa infraestrutura turística.


O acesso ao Parque é possível apenas em veículos 4X4, oferecidos pelas agências da cidade. Na área protegida do parque, tudo é feito a pé por isso recomenda-se o passeio à tarde, quando o sol já está mais baixo. Lá são 155 mil hectares de paisagem deslumbrantes, cheio de dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce e cristalina. São inúmeras e límpidas lagoas formadas com as chuvas de dezembro até abril, o que garante que julho é uma época boa para visitar os Lençóis Maranhenses, porque as lagoas ficam cheias e o mergulho é garantido!

 

No Exterior


10- SANTA LÚCIA - CARIBE


Santa Lúcia é um destino especial no Caribe. Conhecido por sua majestosa beleza natural, incrivelmente paisagística e pelos picos Pítons – além, é claro, da beleza do mar turquesa do Caribe – o lugar é considerado por muitos o lugar perfeito para casais. Isso se dá, principalmente, pelo fato da maioria dos hotéis e resorts ter um estilo com muito charme e clima romântico.


Para um roteiro a dois, além das praias paradisíacas, é possível mergulhar na rica história da ilha, com pontos que datam do século 18, como as relíquias dos antigos fortes com instalações modernas, as catedrais antigas e o Marquis Estate, uma famosa e gigante propriedade da ilha que tem um valor histórico instigante.


As chamadas montanhas gêmeas Pitons, são de origem vulcânica construídas pela natureza lado a lado. Elas têm quase a mesma altura e a mesma idade – 40 milhões de anos! De longe mesmo, à beira-mar, é possível admirá-las, mas, melhor que isso, é subir até o cume, de onde se vê a ilha toda. Os dois picos são ligados por um entremeio, o Piton Mitan.


Além disso, o Sulphur Springs Park é parada indispensável. O lugar oferece banhos na lama rica em minerais e nas piscinas de águas termais de um vulcão inativo. Atrás de uma grade, logo acima da área de banho, é possível ver o trecho com a lama fervendo e as fumarolas, ricas em gases sulfurosos.

 

11- BANGKOK - TAILÂNDIA


Se uma das características do verão é sentir-se feliz e bem recebido, prepare-se para se surpreender com um povo hospitaleiro e simpático em Bangkok!


A cidade é também um excelente destino para quem sai do Brasil em busca de novas experiências, mas quer viajar barato. Com atrações como os templos tradicionais e suas exuberantes imagens coloridas que no verão ficam ainda mais lindas.

Os rios e os canais da cidade também recebem uma grande quantidade de visitas dos viajantes. A gastronomia na Tailândia tem fama mundial e você também vai encontrar diversas barraquinhas espalhadas pelas ruas com comidas super diferentes como os pratos de macarrão e espetinhos de insetos vendidos, vendidos a $1 dólar. Para aqueles que não querem provar dessas iguarias e preferem jantar em bons restaurantes, com apenas $10 dólares é possível apreciar um saboroso prato tailandês. Os hotéis são convidativos e facilitam a rota, com diárias em torno de $20 dólares.

 

12- HONOLULU - HAVAÍ


O arquipélago do Havaí é o destino perfeito para quem gosta de calor, praias, surfe, paisagens selvagens, passeios excêntricos, compras e uma pitada de história. São oito ilhas de origem vulcânica que pertencem aos Estados Unidos, localizadas no meio do Oceano Pacífico.


Na principal ilha do Havaí, O'ahu, fica a maior cidade do arquipélago, Honolulu. Quem chega à capital do estado percebe o clima caloroso dos nativos logo de cara. É normal ser recebido por uma havaiana e ganhar um colar de flores – como nos filmes! -, marca registrada da região.


Quem imagina que Honolulu é um sossego no meio do Pacífico, está muito enganado. Claro que na cidade existem muitos lugares calmos, mas não é o caso de Waikiki Beach. Na agitada orla, estão enormes arranha-céus, ruas repletas de lojas de grife, shopping centers, restaurantes finos e hotéis de luxo. Tudo isso pode ser observado do alto da cratera de um vulcão extinto: o Diamond Head, de onde se tem uma das melhores vistas panorâmicas de toda a ilha.


A principal atividade econômica do Havaí é o turismo. Com um clima tropical, que oscila entre os 20 e 30° C, as ilhas havaianas são perfeitas para quem deseja aproveitar suas belas praias. As ondas ficam mais potentes durante o inverno, e atraem amantes do surfe em todo o mundo. A fauna marinha exuberante do arquipélago é outro chamariz, capaz de deixar qualquer mergulhador profissional embasbacado.

 

Ideias não faltarão para você fazer as malas e aproveitar uns dias de descanso ou aventura por aí.

Que tal?? Conta pra gente que lugar você escolheria!


Até a próxima viagem!




(Fotos: Reprodução Internet)




conheca
a audithorium:

 

Fique a vontade. Entre sem bater. Conheça um pouco da nossa história!

 

Nascemos de um sonho há 24 anos. 

 

Fundada inicialmente para atender um público específico na cidade de Londrina - no Paraná, crescemos e evoluimos para uma rede de varejo, que atualmente conta com 10 pontos de venda espalhados pelo noroeste do estado. 

 

Especializada no segmento masculino (Adulto e Infantil) a marca está em constante desenvolvimento e em busca de inovação, trazendo sempre as últimas tendências internacionais para o mercado regional e aprimorando seu relacionamento com seus colaboradores e clientes. 

 

Versátil, conectada, jovem, criativa e dinâmica, a Audithorium traduz o estilo de homens e meninos que buscam na moda a oportunidade de se auto conhecer e curtir intensamente todos os momentos. 

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
CONHEÇA A AUDITHORIUM
 

Fique a vontade. Entre sem bater. Conheça um pouco da nossa história!

 

Nascemos de um sonho há 24 anos. 

 

Fundada inicialmente para atender um público específico na cidade de Londrina - no Paraná, crescemos e evoluimos para uma rede de varejo, que atualmente conta com 10 pontos de venda espalhados pelo noroeste do estado. 

 

Especializada no segmento masculino (Adulto e Infantil) a marca está em constante desenvolvimento e em busca de inovação, trazendo sempre as últimas tendências internacionais para o mercado regional e aprimorando seu relacionamento com seus colaboradores e clientes. 

 

Versátil, conectada, jovem, criativa e dinâmica, a Audithorium traduz o estilo de homens e meninos que buscam na moda a oportunidade de se auto conhecer e curtir intensamente todos os momentos. 

bottom of page